segunda-feira, 9 de abril de 2007

CERTEZAS TEMPORÁRIAS E DÚVIDAS PROVISÓRIAS

CERTEZAS TEMPORÁRIAS:
- As tecnologias assistivas são realmente eficientes no auxílio dos PNEs
- Existem uma gama muito grande de dispositivos assistivos
- Tais recursos são dispendiosos e a maioria importados
- As escolas públicas não têm acesso a esses dispositivos, principalmente os de custos mais elevados.
- Geralmente os altos custos ficam ao encargo da família.
- Existem esforços isolados, principalmente núcleos, voltados a tais tecnologias e sua viabilização.
- Necessidade das escolas possuírem especialistas nas diferentes Nes.


DÚVIDAS PROVISÓRIAS:
- A escola, recebendo PNEs, pode exigir dos órgãos públicos recursos em tecnologias assistivas?
- Se a escola não têm o especialista disponível, como a professora de classe enfrentará a situação?
- Os alunos com problemas de deficit de aprendizagem são considerados PNEs por definição de TA, portanto, quais as TAs mais adequadas que podemos dispor, em especial no laboratório de informática, para auxiliá-los?

Helenita

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